Teste para avaliação Imunológica
Permite investigar se a infertilidade tem caráter imunológico. As indicações para esse tipo de análise incluem teste pós-coito alterado, aglutinação espermática, motilidade diminuída, ou simplesmente infertilidade de causa inexplicada.
Teste para detectar Anticorpos Anti-Espermatozóides.
Em alguns homens, a dificuldade para ter filhos ocorre porque o seu próprio organismo produz defesas contra os espermatozóides (anticorpos anti-espermatozóides), defesas estas que bloqueiam a fecundação.
Vários fatores de risco podem induzir a formação de anticorpos anti-espermatozóides, incluindo as infecções genitais, traumatismos ou cirurgias nos testículos, varicocele (varizes testiculares), entre outras.
O melhor método atualmente disponível para a detecção desses anticorpos é o “teste de immunobeads”, que utilizamos no nosso laboratório. Este teste utiliza esferas de poliacrilamida ligadas a anticorpos anti-imunoglobulinas humanas, e é capaz de detectar IgA, IgG e IgM, os tipos mais importantes na infertilidade imunológica, com grande exatidão, seja no plasma sanguíneo, plasma seminal ou no muco do colo do útero da esposa.
Se mais de 20% dos espermatozóides tiverem anticorpos na sua superfície, haverá dificuldade para a gravidez natural. Nestes casos, existem tratamentos que solucionam o problema.
Atualizado em Setembro 2019
Responsável: Dr Sandro Esteves