TÉCNICA AUXILIAR: Time-Lapse

 

 

Desde a origem da Fertilização in vitro (FIV), a avaliação morfológica tem sido utilizada para escolher os embriões com maior potencial de desenvolvimento e, portanto, aqueles a serem transferidos para o útero.

Durante o tratamento de FIV, os embriões são cultivados no interior de incubadoras cujo ambiente mimetiza as condições do útero materno. Para realizarmos a avaliação morfológica tradicional, precisamos retirar os embriões desse ambiente estável, expondo-os a inevitáveis variações de temperatura e de atmosfera. Embora a avaliação seja rápida, os embriões podem levar mais de uma hora para se recuperarem totalmente.

Com o objetivo de minimizar a manipulação dos embriões durante a FIV e otimizar a  avaliação dos embriões com maior chance de implantação, surgiu uma nova tecnologia chamada Time-lapse. O Time-lapse permite a avaliação contínua do desenvolvimento embrionário, sem que os embriões sejam retirados da incubadora. Trata-se de um sistema totalmente automatizado, onde uma microcâmera instalada no interior da incubadora captura imagens dos embriões a cada 5-20 minutos continuamente, permitindo uma avaliação mais acurada do desenvolvimento embrionário quando comparada à técnica tradicional. Além disso, pelo fato de não haver manipulação, os embriões permanecem num ambiente mais estável durante todo o processo de FIV.

Com este novo sistema de cultura, os óvulos entram na incubadora logo após serem fertilizados pelos espermatozóides, e os embriões formados saem de lá somente no momento da transferência para o útero. 

Além da avaliação morfológica, o sistema nos permite avaliar o momento exato de cada divisão celular, auxiliando na escolha dos melhores embriões. Essa escolha passa a ser baseada não somente na morfologia, mas também nas informações colhidas sobre a divisão celular dos embriões. O software do sistema agrupa e analisa as informações colhidas, e oferece um mapa de todos os embriões, classificando-os quanto às chances de implantação.

O Time-lapse é uma técnica que nos ajuda a prever quais os embriões com maiores chances de implantação e portanto maiores chances de gerar a gravidez.
 
IMPORTANTE: Caso opte por utilizar esta técnica, avise o seu médico para que ele verifique a disponibilidade do equipamento junto ao laboratório e para fazer a reserva do equipamento para a data do seu tratamento.

http://www.vitrolife.com/en/Products/Primo-Vision-Time-Lapse-System/

 

Última Atualização: Julho 2016

Responsável: Dr Sandro Esteves, Diretor Clínico


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados