* Aspiração dos óvulos

 

Em média, 34 a 36 horas após a administração da última medicação para amadurecimento dos óvulos, realiza-se a aspiração dos óvulos. Este procedimento ocorre no nosso centro cirúrgico, anexo ao laboratório de Fertilização in vitro. A aspiração é realizada sob sedação, sob supervisão da equipe de anestesia, o que a torna indolor, e é guiada por ultra-som transvaginal. O procedimento é realizado pelo médico responsável pelo seu tratamento. O anestesista administra uma dose de sedativo ( Propofol®) por via endovenosa; esta droga não produz efeitos tóxicos para os óvulos. Com o sedativo, você irá “ dormir” por alguns minutos e não sentirá qualquer dor. Então, o médico responsável irá iniciar o ultra-som transvaginal que estará acoplado a um guia que levará a agulha de punção até o ovário. Esta agulha é descartável, muito fina e delicada e está ligada a uma bomba de aspiração automatizada.

 

O líquido aspirado de cada folículo ovariano é depositado em tubinhos que contém uma solução nutritiva semelhante àquela produzida pelas trompas, que são levados imediatamente ao laboratório anexo para verificar a presença dos óvulos. Os óvulos são transferidos para uma placa que contém um líquido em condições ideais, muito semelhante ao organismo da mãe, indispensável para a fecundação e desenvolvimento do embrião. Tudo é muito rápido (mais ou menos 10 a 15 minutos). O médico responsável verificará se está tudo em ordem, retirará a agulha e posteriormente o transdutor do ultra-som. Em alguns casos, pode ocorrer um leve sangramento no local da punção; não se preocupe, rapidamente desaparecerá.

 

Durante a aspiração dos óvulos, você será acompanhada pelo médico anestesista, que também controlará os seus dados vitais (pressão, pulso, nível de oxigênio no sangue, etc), de forma a torná-la absolutamente segura. Finalizando o procedimento, você permanecerá em repouso até a sua completa recuperação. Depois disto, você será liberada, poderá alimentar-se normalmente e desempenhar atividades leves neste dia. É absolutamente proibido dirigir após o procedimento anestésico, portanto venha acompanhada de alguém que dirija ou programe-se para pegar um taxi após a alta. No dia seguinte, poderá voltar às suas atividades normais.

 

Em aproximadamente 2 a 5 dias, dependendo do caso, você retornará para a transferência dos embriões.

 

Atualizado Agosto 2014

Responsável: Dr Sandro Esteves


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados