* Experiência da Androfert

 

O Dr. Sandro Esteves foi um dos pioneiros na utilização da microcirurgia para o tratamento da varicocele no Brasil, e é hoje um dos urologistas com maior experiência nesta técnica em todo o território nacional. Ele vem utilizando esta técnica desde 1996,  todas elas em nível ambulatorial, ou seja, não há necessidade de internação hospitalar, pois o paciente recebe alta algumas horas após o término da cirurgia. A recuperação é muito rápida e o retorno ao trabalho ocorre, em geral, 3 dias após a microcirurgia.

 

Dos pacientes tratados na ANDROFERT, 75% apresentam melhoria da qualidade do sêmen, que ocorre entre 3 e 6 meses após a microcirurgia. Além disto, 40% dos homens tratados conseguem engravidar suas esposas, desde que elas não apresentem problemas de fertilidade, geralmente no primeiro ano, sem uso de qualquer técnica de reprodução assistida. Outros terão que utilizar alguma técnica de reprodução assistida, geralmente técnicas simples e de baixo custo (exemplo: inseminação artificial), que não seriam factíveis sem o tratamento. Em alguns casos, a melhora advinda da cirurgia não será suficiente para a gravidez natural ou para a inseminação artificial, e haverá necessidade de utilizarmos técnicas mais complexas, principalmente naqueles casos de varicocele com longo tempo de evolução e comprometimento grave da fertilidade. A microcirurgia pode oferecer uma esperança para homens antes considerados estéreis.

 

Em 1999, o Dr. Sandro Esteves apresentou os seus resultados com a microcirurgia neste grupo particular de homens no Congresso da Associação Americana de Urologia, o maior congresso médico de Urologia em todo o mundo, realizado em Dallas, EUA. De maneira geral, cerca de 50% dos homens azoospérmicos podem voltar a ter espermatozóides na ejaculação após a microcirurgia. O trabalho apresentado pelo Dr. Sandro, que reflete a experiência da ANDROFERT, foi considerado um dos melhores trabalhos daquele Congresso na Área de Infertilidade Masculina.


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados