* Morfologia Estrita

 

A forma (morfologia) dos espermatozóides humanos varia amplamente. A definição de um padrão de normalidade baseia-se na observação da forma dos espermatozóides que conseguiram ultrapassar o canal endocervical (colo uterino). A análise da morfologia é tão importante quanto a determinação do número de espermatozóides e da sua motilidade.

 

O estudo da morfologia é um dos indicadores da qualidade dos espermatozóides que estão sendo produzidos pelos testículos, e os resultados desta, principalmente quando avaliada pela técnica estrita de Kruger, correlacionam-se com o sucesso da fertilização "in vitro", da inseminação intra-uterina, e também com a chance de conseguir a gravidez por via natural.

Em um estudo por nós realizado, avaliando 26 homens com varicocele (varizes ao redor do testículo que podem causar infertilidade) e menos de 14% de espermatozóides morfologicamente normais, verificamos que a correção microcirúrgica da varicocele melhorou os resultados da morfologia estrita de Kruger em 50% dos casos, e tal melhora foi acompanhada de taxas de gravidez mais elevadas, quando comparadas ao grupo de homens cuja morfologia não se alterou após a cirurgia (Esteves & Nakazato, Congresso da Associação Americana de Medicina Reprodutiva, Toronto, Canadá, 1999).

 

Para a análise da morfologia, os espermatozóides são corados com corantes especiais, e examinados no microscópio óptico num aumento de 1000 vezes. No nosso laboratório, utilizamos colorações de alta qualidade e que oferecem resultados precisos: Diff-Quik (Dade Diagnostics, Miami, FL, USA) e Spermac (Stain Enterprises, South Africa). A análise da morfologia pela técnica estrita de Kruger é uma arma valiosa durante a investigação do casal com dificuldade para ter filhos. Entretanto, só pode ser realizada por técnicos altamente experientes em Laboratórios especializados, como o nosso Laboratório de Andrologia. 

 

Última atualização: Março 2013 - Aprovada por: Dr Sandro Esteves, Diretor Clínico


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados