Teste para avaliação Imunológica

 

Permite investigar se a infertilidade tem caráter imunológico. As indicações para esse tipo de análise incluem teste pós-coito alterado, aglutinação espermática, motilidade diminuída, ou simplesmente infertilidade de causa inexplicada.

 

Teste para detectar Anticorpos Anti-Espermatozóides.

 

Em alguns homens, a dificuldade para ter filhos ocorre porque o seu próprio organismo produz defesas contra os espermatozóides (anticorpos anti-espermatozóides), defesas estas que bloqueiam a fecundação.

Vários fatores de risco podem induzir a formação de anticorpos anti-espermatozóides, incluindo as infecções genitais, traumatismos ou cirurgias nos testículos, varicocele (varizes testiculares), entre outras.

 

O melhor método atualmente disponível para a detecção desses anticorpos é o "teste de immunobeads", que utilizamos no nosso laboratório. Este teste utiliza esferas de poliacrilamida ligadas a anticorpos anti-imunoglobulinas humanas, e é capaz de detectar IgA, IgG e IgM, os tipos mais importantes na infertilidade imunológica, com grande exatidão, seja no plasma sanguíneo, plasma seminal ou no muco do colo do útero da esposa.

 

Se mais de 20% dos espermatozóides tiverem anticorpos na sua superfície, haverá dificuldade para a gravidez natural. Nestes casos, existem tratamentos que solucionam o problema. 

 

Última Atualização: Fevereiro 2013

Aprovado por: Dr Sandro Esteves - Diretor Clínico


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados