INFERTILIDADE FEMININA

 

Na mulher, vários são os fatores que podem dificultar ou impedir a gravidez. A infertilidade feminina pode ocorrer devido a problemas na vagina, no útero, nas trompas, nos ovários, entre outros menos comuns, como por exemplo, a infertilidade feminina imunológica.


Os principais motivos que impedem uma mulher de ter filhos são as alterações nas trompas (tubas uterinas) e no próprio útero. Representam aproximadamente 30% dos casos. 

As doenças sexualmente transmissíveis, a endometriose, as aderências causadas por cirurgias ou infecções, além das malformações no útero e nas trompas, são algumas das causas que podem comprometer o funcionamento normal do útero e das trompas, levando à infertilidade.

 

Outra causa comum de infertilidade feminina, responsável por aproximadamente 20% dos casos, é o distúrbio ovulatório. Os problemas de ovulação são geralmente causados por distúrbios hormonais.  Algumas mulheres possuem excesso de hormônio masculino, além de oleosidade na pele, acne e excesso de pêlos, sinais estes que são indicativos da síndrome dos ovários policísticos. Nesta síndrome, os ovários ficam repletos de folículos imaturos e não ocorre a ovulação. Outras mulheres possuem excesso de prolactina, outro hormônio produzido pela hipófise. O excesso de prolactina (hiperprolactinemia), que pode ser causado pelo uso de determinados medicamentos, drogas e estresse, podem levar a distúrbios ovulatórios e infertilidade.

 

Distúrbios ovulatórios também podem ser causados pelo uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Existem ainda causas mais raras que alteram o funcionamento dos ovários, como a menopausa precoce (insuficiência ovariana prematura), que pode ter caráter genético.

Como você percebeu neste breve relato, as causas da infertilidade feminina são múltiplas e aqui citamos apenas aquelas mais importantes. Apesar de todos os avanços da medicina reprodutiva, em cerca de 10% das vezes, não se encontra causa para explicar porque um casal não engravida.

 

Finalmente, é importante que você saiba que o pico de fertilidade ocorre entre os 20-25 anos de idade.

 

Atualizado Agosto 2015


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados