Qual a importância de armazenar sêmen?

 

Nos casos de câncer: A leucemia, a doença de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin, assim como os tumores testiculares, são os tipos de câncer prevalentes nos indivíduos em idade reprodutiva. O uso da quimioterapia ou da radioterapia como tratamento para estas doenças, causa danos aos testículos e, conseqüentemente, interrompe, temporária ou definitivamente, a produção de espermatozóides. A única forma que estes homens tem de garantir a fertilidade futura é o armazenamento de uma série de amostras de sêmen. Isto deve ser realizado antes que a terapia se inicie. O sêmen pode ficar armazenado por tempo indeterminado e ser futuramente utilizado para engravidar a esposa, por meio de um procedimento de reprodução assistida.

 

Cirurgias do aparelho reprodutivo: Outras cirurgias envolvendo órgãos do aparelho reprodutor masculino, como a uretra, próstata e bexiga, também podem comprometer a fertilidade. Cirurgias nestes órgãos podem diminuir ou interromper a capacidade do homem ejacular. Indica-se também a criopreservação de espermatozóides durante as cirurgias para reconstrução do trato reprodutor (exemplo: reversão de vasectomia), como garantia caso haja falha na reversão, ou para armazenar espermatozóides excedentes, que foram aspirados do epidídimo ou testículo e utilizados para fertilização "in vitro" associada à injeção intracitoplasmática (ICSI).


 

Pré-vasectomia: Sabe-se que cerca de 1% dos homens que realizam a vasectomia arrependem-se no futuro. Entre as causas do arrependimento estão: um novo casamento; a doença ou morte do filho; e mudança da situação financeira e desejo de outros filhos com a esposa. A criopreservação de sêmen também é uma opção para estes homens. Caso desejem ter outros filhos, o sêmen criopreservado pode ser utilizado para engravidar a esposa por meio de um procedimento de reprodução assistida.


 

Profissões de risco: A criopreservação de sêmen é importante para os indivíduos que trabalham em profissões de risco (exemplo: mergulhadores profissionais) e daqueles expostos a agentes químicos ou metais pesados que possam comprometer a fertilidade.


Androfert - Centro de Referência para Reprodução Masculina - Todos os Direiros Reservados